segunda-feira, 30 de março de 2009

A reação do mercado com a divulgação de lucros


Quando empresas divulgam lucros, levam informações aos mercados financeiros sobre suas perspectivas atuais e futuras. A magnitude da informação e o porte da reação de mercado deveriam depender de em quanto os lucros divulgados excedem ou não atingem as expectativas dos investidores.
Em um mercado eficiente, deveria haver uma reação instantânea ao relatório de lucros, se ele contiver informações surpreendentes. Os preços deveriam subir em resposta a surpresas positivas, e cair em resposta a surpresas negativas.
Como os lucros reais são comparados com as expectativas dos investidores, uma das partes principais de um estudo de evento de lucros é a avaliação destas expectativas.
Alguns dos primeiros estudos utilizaram os lucros do mesmo trimestre no ano anterior como uma avaliação dos lucros esperados; ou seja, as empresas que reportarem aumentos nos lucros de trimestre para trimestre fornecerão surpresas positivas, e as que reportarem reduções nos lucros de trimestre para trimestre fornecerão surpresas negativas. Em estudos mais recentes, as estimativas de lucros dos analistas têm sido utilizadas como substitutas para os lucros esperados e comparadas com os lucros reais.
A gerência de uma empresa tem alguma influência na escolha do momento oportuno para divulgar os relatórios de lucros, e há alguma evidência de que este senso de oportunidade afeta os retornos esperados.
Um estudo de relatórios de lucros, classificados pelo dia da semana em que são reportados, revela que os relatórios de lucros e dividendos divulgados do que os anúncios feitos em qualquer dia da semana.
Há também alguma evidência de que anúncios de lucros que foram retardados, com relação à data esperada da comunicação, são muito mais prováveis de conter noticiais, que divulgações de lucros que são antecipadas no tempo.
Os anúncios de lucros divulgados com mais de seis dias de atraso com relação à data esperada da comunicação, muito mais provavelmente contêm más noticias e evocam reações de mercado negativas do que anúncios de lucros divulgados na data esperada ou com antecedência.
As empresas frequentemente anunciam suas intenções de investir recursos em projetos e em pesquisa e desenvolvimento. Há evidências de que os mercados financeiros reagem a esses anúncios. A pergunta de que se o mercado tem uma perspectiva de longo ou curto prazo pode ser parcialmente respondida examinando-se as reações desse mercado.

Antonio Luiz Simões Flório
Economista - Corecom n.º10.839
Contador - CRC-1SP073137/0-9

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