sexta-feira, 10 de abril de 2009

Proposta Nacional de conteúdo para o curso de Ciências Contábeis.


CFC (Conselho Federal de Contabilidade), em parceria com a FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade) elaborou uma proposta Nacional de Conteúdo para os cursos de graduação em Ciências Contábeis no Brasil.
A proposta foi apresentada durante o 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade através de um livro lançado pela FBC.
O livro foi escrito por um grupo de Contadores, incluindo o presidente do FBC, José Antônio de França, e conselheiros do CFC e de CRC’s.
A idéia de criação de uma proposta de padronização da grade curricular do curso surgiu durante o II Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis, realizado em Brasília no mês de março de 2007.
A unificação da grade curricular do curso de Ciências Contábeis no Brasil teria enormes benefícios, visto a diferença existente na grade dos cursos das diferentes instituições.
Essas diferenças, além de muitas vezes formarem profissionais sem uma base contábil sólida, prejudicam os alunos que necessitam de uma transferência entre uma instituição e outra, visto que não é possível uma continuidade do curso em outra instituição com aproveitamento de 100% das matérias. Em muitas a grade é totalmente diferente, obrigando o aluno a quase fazer novamente o curso inteiro.
Além disso, podemos imaginar outros benefícios nessa unificação, como a maximização das competências que o mercado necessita, além da atualização do currículo para o mercado atual, como por exemplo, a contabilidade internacional.
Para se ter uma idéia, existe no Brasil mais de mil cursos de Ciências Contábeis, o que mostra a dimensão do problema. Não existe padronização do currículo do curso nem mesmo entre instituições de uma mesma cidade.
Porém um outro fator que deve ser levado em consideração na busca de uma padronização nacional é respeitar a característica própria de cada região do país. Cada uma possui a sua peculiaridade. Por exemplo: no estado de São Paulo o curso deveria possuir uma carga maior nas matérias de custos devido à maior necessidade do mercado, baseado em indústrias, enquanto que no Distrito federal a contabilidade pública deve possuir uma carga maior.
A iniciativa é válida e o mercado espera ansioso o sucesso dessa empreitada.
Artigo: Ricardo Rocha de Azevedo
Consultor de Contábilidade Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário