sexta-feira, 29 de maio de 2009

Centro de Estudos no Centro Universitário Moura Lacerda


Uma parceria entre as entidades contábeis AESCON-RP, SICORP e Regional do SESCON SP, com o curso de Contabilidade do Centro Universitário Moura Lacerda, promoveu no dia 27 de maio uma noite de muita informação para os contabilistas e alunos de Ribeirão Preto.
O evento aconteceu no auditório Ilka de Moura Lacerda, nas instalações do Centro Universitário, e foi mais uma etapa do trabalho realizado pelas entidades através dos “Centro de Estudos Itinerantes”.
Mensalmente, a Casa do Contabilista leva a tradicional reunião de debates para as escolas que têm cursos de contabilidade, a fim de incentivar e integrar os alunos ao cenário da legislação contábil e suas constantes transformações.
Cerca de 200 pessoas participaram da palestra “Substituição Tributária do ICMS”, e acompanharam as explicações de Cristina Almeida, advogada, e especialista em Tributos Indiretos da empresa IOB - Informações Objetivas e Publicações Jurídicas Ltda.
Cristina explicou que o tema é de muita relevância, devido às diversas dúvidas geradas pela inclusão de novos produtos. “Por isso é preciso que todos nós, profissionais da contabilidade, estejamos atentos. Antes de aplicar, é sempre bom observar se naquela determinada situação o imposto é devido”, lembrou.
O conteúdo programático ofereceu explicações sobre os principais tópicos da ST: sua legalidade, baseada na Constituição Federal, as alíquotas, os tipos de Substituição, os cálculos nas operações internas e interestaduais, e a forma de ressarcimento.
A palestra foi pontuada em 0,50 ponto/hora para empresas participantes do PQEC- o Programa de Qualidade das Empresas Contábeis, e reafirmou o compromisso das entidades contábeis com a responsabilidade social: nela, foram arrecadados cerca de 80 kilos de alimentos que serão doados ao CAEERP - Centro de Atividades Educacionais Especializadas de Ribeirão Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário