domingo, 5 de abril de 2009

Lucratividade e Desenvolvimento Sustentável


A poluição ambiental, o esgotamento dos recursos renováveis, aquecimento e a pobreza estão sendo focos de discussões mundiais entre os congressos para se tomar medidas cabíveis a fim de direcionar o desenvolvimento sustentável. As empresas podem ser consideradas uma das principais responsáveis pelos problemas ambientais, sendo que, para estes o conceito de sustentabilidade estava estritamente relacionado com a perenidade de um negócio.
Atualmente, a duração de uma empresa depende de vários fatores que vão muito além de lucro. É necessário ter lucro, mas sem prejudicar o que está ao redor. Adequar as atividades da empresa ao conceito de desenvolvimento sustentável é uma questão de sobrevivência e de competitividade. É uma forma para as organizações estruturarem as atividades voltadas para o meio ambiente, e se adequando ao International Orgnizination for Standardization (ISO). A ISO 14.001 é uma norma de adesão voluntária, que contém os requisitos para a implantação do SGA, podendo ser aplicada a qualquer tipo ou porte de organização.
O sistema de gestão ambiental busca prover às organizações formas de gerenciar todos os seus aspectos e impactos ambientais mais significativos. Partem, inicialmente, da identificação e priorização destes aspectos e impactos, para que se consiga um sistema que busca a melhoria contínua, baseado no controle destes impactos.
Quando uma organização opta pela implantação da Norma ISSO 14.001, abre novos caminhos no mercado internacional, proporciona vantagem competitiva e intrioduz sensível redução de custos na operação, além de incrementar a receita subprodutos dos processos, (KRAEMER,2005,P.9)
Será por meio da aplicação da contabilidade de gestão ambiental, que se conseguirá potencializar grandes poupanças de custos na gestão de resíduos, dados que o custo de manuseamento e de disposição de resíduos são relativamente fáceis de definir e de imputar a produtos específicos. Outros custos ambientais, incluindo os custos de conformidade ambiental, custos legais, deterioração da imagem da empresa, riscos e responsabilidade ambiental, são mais difíceis de avaliar. A contabilidade de Gestão Ambiental abrange não somente a informação ambiental e o custo, mas também informa tipos de atividades ou de tomada de decisão da gerência. De acordo com a Divisão para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, “é a contabilidade de Gestão Ambiental uma abordagem combinada que facilita a transição de informações da contabilidade financeira e da contabilidade de custos para aumentar a eficiência de materiais, reduzir o impacto e o risco de reduzir custos de salva guarda ambiental” (TINO e ROBLES,2006, P.1085).
Adequar as atividades da empresa ao conceito de desenvolvimento sustentável é uma questão de sobrevivência e de competitividade.
Quanto mais a organização se negara a agir de forma sustentável e continuar poluindo o meio ambiente, maiores serão os desperdícios, os riscos de multas e reivindicações da comunidade.
Portanto a empresa moderna esta cada vez mais atenta a essas questões e a gestão ambiental será parte integrante do seu negócio. A implantação de um sistema de gestão Ambiental deve ser uma prioridade estratégica de qualquer organização que queira garantir sua competitividade e sobrevivência no mundo globalizado.

Autoria: Paulo Alencar Lapini
Elisabeth Bortucan Lenza
Silvia Carvalho de Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário